PUBLICAÇÕES

mobilidade urbana
João Victor Miranda, Hélio Guerra, Leonardo Barbalho e Rodolfo Righi

Tecnologia a favor da mobilidade urbana: mapeamento com Drone aplicado ao monitoramento de asfalto do BRT TransOeste

A malha viária brasileira é de uso constante da população e sua manutenção é encargo essencial para assegurar o desempenho do pavimento como um todo. Logo, percebe-se que examinar as condições asfálticas é de extrema relevância para analisar suas qualidades estruturais e funcionais, e, esse processo é feito de maneira usual por operadores humanos, que fazem isso de maneira manual realizam trabalhos intensivos, demorados e que possuem muitas vezes análises impalpáveis e parciais. Para mudar este quadro, um grupo de pesquisadores da UERJ está estudando a viabilidade de monitoramento de asfalto do BRT a partir do mapeamento com drone.

Ler Mais »
Desenvolvimento socioeconômico
Camila Rocha

A favela como potência: a importância de um novo olhar da gestão pública para o desenvolvimento do Rio de Janeiro

Em pesquisa preliminar mais recente, o IBGE mostrou que, em 2020, existiam 778 favelas na cidade do Rio de Janeiro – quinze a mais em relação aos últimos dez anos -, com mais 453,6 mil habitações nessas localidades.
O texto provoca o leitor a pensar o papel das favelas para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e a necessidade de políticas públicas que priorizem essas localidades e suas potencialidades.

Ler Mais »
Desenvolvimento Econômico
Juliana Oliveira

A importância das micro e pequenas empresas para a cidade do Rio de Janeiro

As micro e pequenas empresas representam 90% das empresas formais na cidade do Rio de Janeiro. O segmento contribui para a geração de empregos além de ser um alternativa comum em casos de agentes com níveis mais baixos de renda e menor qualificação profissional. O texto trata da realidade das micro e pequenas empresas na cidade do Rio, sua importância e formas de apoiar seu desenvolvimento.

Ler Mais »
RioMais Evidências
RioMais

RioMais Evidências (2ª edição)

Elaborado pela Iniciativa RioMais, o “RioMais Evidências” é um guia destinado a concentrar trabalhos acadêmicos sobre diversos temas de interesse para a cidade do Rio de Janeiro (como educação, segurança, políticas de combate à discriminação de gênero, mobilidade urbana e muitos outros). Este documento será atualizado regularmente e, a partir de breves resumos com linguagem acessível, a ideia é que ele sirva não só como fonte de informação para a sociedade civil, mas sobretudo como incentivo ao uso de evidências empíricas por parte de formuladores de políticas públicas do Rio e de todo o Brasil.

Ler Mais »
mobilidade urbana
Mariana Moura e Renata Canini

Mobilidade urbana e acesso a oportunidades: Como a rede de transportes públicos impacta a vida dos cariocas e quais são os meios para aprimorá-la?

Quais são os impactos da mobilidade urbana na vida dos cidadãos do Rio de Janeiro? A falta de acesso ao transporte público reforça desigualdades sociais e, portanto, faz a cidade cada vez menos inclusiva. Um exemplo claro no contexto carioca é o deslocamento casa-trabalho: 1 em cada 4 pessoas leva mais de 1 hora para chegar ao trabalho. O texto analisa os desafios para aprimoramento da gestão de mobilidade urbana no Rio.

Ler Mais »
Cultura
Ana Cristina Bloquiau

O papel das políticas públicas voltadas para a cultura para o desenvolvimento do município

Intitulada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2012 e declarada pela mesma entidade como a primeira Capital Mundial de Arquitetura em 2020, o Rio de Janeiro ainda se destaca como uma das mais importantes capitais do mundo apesar das adversidades que vêm ocorrendo nos últimos anos. E a despeito de toda essa degradação resultante do abandono dos poderes públicos, o Rio permanece sendo a porta de entrada do Brasil não apenas pela sua beleza natural e suas paisagens deslumbrantes: capital do Império, berço da Bossa Nova, cidade do samba, do baile funk e de múltiplas manifestações artísticas, a sua pluralidade é um trunfo que poucas cidades do mundo têm. Com todo seu peso histórico e sua enorme diversidade cultural, não dá pra restringir o Rio apenas como um balneário.

Ler Mais »
Cláudio Frischtak e Maína Celidônio

Rio2020

O Rio de Janeiro sofreu em anos recentes um processo agudo, sem precedentes, de deterioração. É necessário dar um basta a este processo, antes que se torne irreversível. Para contribuir com a mudança deste quadro, desde meados do ano passado, um grupo de pessoas com experiência em governo e instituições voltadas para o desenvolvimento das cidades – intitulado “Rio 2020” – vislumbrou a possibilidade de melhorar a qualidade das políticas públicas, provendo diagnósticos e propostas para 10 temas definidores do futuro da cidade. Desta união, liderada pelos especialistas Cláudio Frischtak e Maína Celidônio, nasceu o documento Rio2020, revisado e diagramado com apoio da Iniciativa RioMais. Confira!

Ler Mais »
Igualdade
Ana Luiza Pessanha, Graziella Testa, Helena Arruda, Maria Oaquim

Por que eleger mulheres?

As eleições municipais estão próximas e nós cariocas devemos escolher quem serão nossos representantes para os próximos quatro anos. Nessa escolha, muitos fatores são relevantes. E se eu encontro alguém que é alinhado ao que acredito para minha cidade, mas ele não é um candidato e sim uma candidata? Se eu ainda não conheço uma candidata mulher, que tal fazer um esforço para buscar uma que atende os critérios que eu acredito serem necessários para uma boa vereadora? Por que eu deveria me preocupar com a representativa de gênero na política? Afinal, porque eleger mulheres?

Ler Mais »
mobilidade
LPP PUC

Aquilo que te faça acelerar a bicicleta: o uso de transporte ativo como direito à cidade no pós-pandemia

Este ensaio tem como objetivo central pensar na mobilidade urbana como direito à cidade e nas possíveis medidas que minimizem a possibilidade de contágio por coronavírus, em um cenário de novo normal.
Logo em seguida, são discutidas as novas medidas impostas pela pandemia e de que forma o transporte urbano pode responder às precauções do coronavírus com estímulo ao uso de bicicletas.

Ler Mais »
Refugiados
LPP PUC

Uma análise sobre os refugiados na cidade do Rio de Janeiro

Desde o início do século XXI, houve um grande aumento no número de refugiados recebidos pelo Brasil. São tamanhas violações de direitos fundamentais, que as pessoas precisam fugir de seus países de origem em busca de um local onde possam se assentar com maior estabilidade política e socioeconômica. Esse aumento de fluxo faz com que o governo necessite estar preparado para receber tais indivíduos e, consequentemente, promover políticas públicas que permitam sua integração na sociedade. O texto analisa os refugiados na ótica da cidade do Rio de Janeiro.

Ler Mais »
RioMais Evidências
RioMais

RioMais Evidências (1ª edição)

Elaborado pela Iniciativa RioMais, o “RioMais Evidências” é um guia destinado a concentrar trabalhos acadêmicos sobre diversos temas de interesse para a cidade do Rio de Janeiro (como educação, segurança, políticas de combate à discriminação de gênero, mobilidade urbana e muitos outros). Este documento será atualizado regularmente e, a partir de breves resumos com linguagem acessível, a ideia é que ele sirva não só como fonte de informação para a sociedade civil, mas sobretudo como incentivo ao uso de evidências empíricas por parte de formuladores de políticas públicas do Rio e de todo o Brasil.

Ler Mais »
Segurança
LPP PUC

Crime e Juventude: o que pode ser feito no Rio de Janeiro?

Uma das explicações para a grande concentração do crime entre jovens é a existência de um pico de violência e agressividade durante a transição da infância para adolescência. Diversas evidências apontam que a maioria dos crimes são cometidos por jovens. No Rio de Janeiro esse cenário parece se confirmar, mas o que pode ser feito por meio das políticas públicas para reverter esse panorama?

Ler Mais »
Orçamento
Fórum Popular do Orçamento FPO

Introdução ao Orçamento Público: o ciclo orçamentário

O orçamento é um instrumento fundamental para o planejamento e a organização das finanças governamentais, que permite a sistematização de políticas públicas e clarifica as prioridades políticas e ideológicas dos governantes. Assim, podemos dizer que o orçamento público é a expressão monetária do planejamento e indica, não o dinheiro disponível em caixa, mas sim a previsão de arrecadação das receitas e a autorização de despesas. Em nova série da RioMais, o Fórum Popular do Orçamento-RJ explica mais sobre o tema.

Ler Mais »
Energia
Eduardo Ávila

A Revolução da Energia Solar nas Favelas do Rio

A Revolusolar está constituindo, em 2020, a primeira cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil. Desde 2013, a geração distribuída solar fotovoltaica cresceu a uma taxa média de 230% ao ano no Brasil, segundo dados divulgados pela ABSOLAR. Pesquisa recente da Comerc mostra que a região metropolitana do Rio é o local mais vantajoso do Brasil para instalação solar.

Ler Mais »
Gestão
Ana Luiza Pessanha, Paula Pedro

O que é política pública baseada em evidência?

Com os recentes movimentos de renovação política é possível que o leitor já tenha ouvido a expressão “política pública baseada em evidência”. A compreensão do significado desse termo é de fundamental importância não apenas para a fase de identificação dos candidatos comprometidos com uma gestão pública eficaz como também para a etapa de acompanhamento e cobrança daqueles que foram eleitos. Dessa forma, esse texto tem como objetivo apresentar para o leitor leigo como políticas públicas devem ser formuladas.

Ler Mais »
Cultura
Tainá Andrade Silva

Holofote direcionado do fascínio à urgência: os cinemas de rua como mudança para o Rio entre 1894-1920 e nos dias atuais

Este artigo analisa a presença dos cinemas de rua no município do Rio de Janeiro em dois momentos diferentes: o da chegada do cinema à cidade e o da Zona Norte carioca de hoje. Debruça-se sobre a comparação para analisar como os espaços que antes faziam sucesso e agora estão fechados podem servir de esperança corroborando com uma distribuição cultural menos heterogênea. O objetivo é apontar a importância de todo o território para as melhorias da cidade e estabelecer possibilidades de projetos, políticas e iniciativas capazes de amparar o Rio.

Ler Mais »
Infraestrutura
Camila Rocha, Stela Teles

Vulneráveis dos vulneráveis: a crise sanitária nas favelas cariocas

No final do século XIX, surge na região do Centro do Rio de Janeiro a primeira favela do Brasil, o Morro da Favella. Nas décadas seguintes, seu nome se tornou um substantivo comum para denominar lugares de características semelhantes, com concentração da população pobre por meio de domicílios em condições precárias. O processo de favelização está fortemente associado à pobreza e desigualdades sociais nas cidades brasileiras, sendo resultado de uma herança histórica de injustiças sociais, econômicas e ambientais.

Ler Mais »
Igualdade
Maria Oaquim, Renata Ávila

Mudança de Normas Sociais e o Combate à Violência Contra a Mulher no Rio de Janeiro (Parte 2/2)

A estrutura da sociedade ainda estabelece uma relação de poder entre os gêneros que ajuda a perpetuar a violência contra as mulheres. A divisão sexual do trabalho dita um padrão onde o homem cumpre o papel de provedor financeiro da família (também vista como um papel de “chefe” da família) e a mulher é majoritariamente encarregada de cuidar dos filhos e afazeres domésticos. (…) Como argumentado por Acosta e Barker, a socialização dos homens corrobora com a utilização de agressões verbais ou mesmo físicas caso as mulheres não cumpram com aquilo que lhe é visto como sua obrigação, como cuidar da casa, filhos e prover sexo.

Ler Mais »
Meio-Ambiente
Michel Misse Filho

A Baia de Guanabara em perspectiva: alavanca do desenvolvimento metropolitano

Enquanto perdura o isolamento social, esporadicamente aparecem vídeos na internet exibindo as águas transparentes de uma baía acostumada à poluição. Apesar da atual diminuição do tráfego de barcos ter sua importância na redução de poluição sonora, especialistas já afirmaram que não se trata, na realidade, de uma efetiva limpeza gerada pela quarentena — os reais fatores são os efeitos do outono, o período de seca, as alterações na maré e, no caso de Botafogo, até uma barreira de lixo no centro da baía que a corrente marítima não pode ultrapassar. De qualquer forma, a esperança gerada pelos vídeos deve servir, ao menos, para trazer o tema de volta à tona, vislumbrando uma baía possível, longe do lugar-comum que a coloca como ambiente morto e sua despoluição, portanto, como inexequível.

Ler Mais »
Economia
Eduarda La Rocque

O Espírito Santo e o Rio

O Espírito Santo tem hoje condição de sair da crise do coronavírus rumo a uma trilha de desenvolvimento sustentável, coisa que o Rio pré-olímpico teve e perdeu. Qual a principal diferença entre os dois Estados, tão semelhantes em oportunidades vinculadas à posição estratégica, capital humano e dotes naturais? O capital cívico, a confiança, a estabilidade jurídica, a transparência, a credibilidade das instituições, a tal governança dos manuais de sustentabilidade.

Ler Mais »
Igualdade
Maria Oaquim, Renata Ávila

Mudança de Normas Sociais e o Combate à Violência Contra a Mulher no Rio de Janeiro (Parte 1/2)

A defesa de um combate efetivo à violência contra a mulher vai além de uma questão de saúde pública. Primeiramente, ela é uma questão de Direito Humano, uma vez que atinge a liberdade da mulher de gozar de seus direitos com igualdade em relação aos homens. A experiência de violência doméstica também impacta negativamente o desempenho das mulheres no mercado de trabalho, sendo associada a maior desalento no mercado de trabalho, instabilidade de emprego e redução da produtividade.

Ler Mais »
Royalties
Marcelo Casagrande

A renda do petróleo e gás e como usá-la: um exercício para o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um grande produtor nacional de petróleo e de gás natural associado, o principal estado brasileiro neste quesito. Pode-se destacar os municípios de Maricá, Niterói e a capital fluminense como alguns dos que mais são beneficiados com a renda petrolífera, normalmente transferida pela União, que é por lei a detentora dos recursos explorados em seu território, através de dois caminhos: Royalties e Participação Especial.

Ler Mais »
Transparência
Tatiana Bastos

É possível implantar o “Governo Aberto” na cidade do Rio de Janeiro?

Antes de enfrentar a questão, precisamos entender o que é “Governo Aberto” e quais os benefícios da adoção desse conceito. (…) Para cumprir com os requisitos de transparência, as informações sobre as atividades de governo deverão ser abertas, compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e cumprindo ao padrão básico de dados abertos.

Ler Mais »
Desigualdade
Ana Luiza Pessanha, Larissa Montel

O Rio Invisível: Pessoas em situação de rua e o Programa Habitação Primeiro (Parte 2/2)

A população em situação de rua enfrenta uma série de desafios para além do desemprego, como a violência, negação de acesso a espaços, pertences furtados ou retirados à força por agentes públicos, saúde mental fragilizada e políticas restritivas em relação ao uso de álcool e drogas. As políticas públicas implementadas até o momento assumem em sua maioria um viés moralista e condenatório da situação de rua, não trabalhando as raízes do problema.

Ler Mais »
Educação
Arthur Rodrigues

Um diagnóstico das desigualdades entre escolas públicas no Rio de Janeiro

A educação é um dos principais instrumentos de combate ao ciclo intergeracional da pobreza. Um filho de pais na base da pirâmide social tem maior probabilidade de se tornar um adulto pobre, por dificuldade de acesso a bens como saúde, educação e, consequentemente, oportunidades no mercado de trabalho. No Brasil, um dos países com menor índice de mobilidade social do mundo, a situação é especialmente grave.

Ler Mais »
Segurança
Bernardo Duque, Manuel Faria

Programa Segurança Presente (Parte 1/2)

O Segurança Presente introduz, em pontos específicos da cidade, um patrulhamento por policiais e agentes civis – com coletes característicos – buscando prevenir a atuação de criminosos. Mesmo se tratando de uma política estadual, o programa contou, em diversos momentos, com recursos da prefeitura e de comerciantes do Rio de Janeiro, e dada sua focalização – em bairros notórios da cidade –, apresenta crescente relevância para o município em termos de segurança pública.

Ler Mais »
Opinião do Autor
Cláudio Frischtak

O Rio em transe

Nossa cidade está morrendo. Cidades morrem. Podem não desaparecer, mas deixam de ser entes com dinamismo, com capacidade de atrair gente nova, gerar oportunidades. Saem os jovens, se vão os mais talentosos, criativos e empreendedores, e as empresas naturalmente os seguem. Perde-se assim a energia vital que faz das cidades espaços vibrantes de inovação, competição e cooperação, mas também de civilidade, acolhimento das diferenças.

Ler Mais »